COMO É REALIZADA UMA CONSULTORIA

 

Uma consultoria empresarial é semelhante a um tratamento de saúde a que se submete uma pessoa que está doente. No caso da consultoria empresarial, o paciente é uma empresa que está doente. Então, tudo começa com um problema. Na Inovai, que é uma consultoria com viés financeiro forte, a maioria dos clientes nos procura por estar com problemas financeiros, dificuldades para pagar as contas e dívidas bancárias. É frequente ouvirmos o empresário nos fazer a clássica pergunta: Para onde está indo o meu dinheiro?

O tratamento também se assemelha a um procedimento médico. Temos as etapas de diagnóstico, tratamento e alta. O diagnóstico consiste em descobrir as doenças através das análises dos relatórios (semelhante aos exames médicos). O diagnóstico permite identificar os problemas e selecionar os tratamentos adequados. Para cada doença há um tratamento específico. O consultor acompanha a empresa, através de visitas semanais, até ter a certeza de que ela pode receber alta.

Há três situações em que a consultoria financeira é chamada. Na situação I, a empresa tem rentabilidade negativa e dificuldades de pagar suas contas. Na situação II, a empresa não está tendo prejuízo, mas também não está sobrando dinheiro. Na III, a empresa está bem, mas deseja crescer. Os três casos apresentam seus desafios e são igualmente complexos.

ETAPAS DE UMA CONSULTORIA

ETAPA 1 - COLETA DE DADOS

Obtenção de dados para análise.

 

O que fazemos:

  • Conversamos (presencial, WhatsApp, e-mail, etc…)

  • Acompanhamos (passamos um período ao lado observando..).

  • Coletamos (planilhas, relatórios, controles manuais, etc…)

  • Criamos novos controles de coleta (vendas, financeiros, etc…)

 

ETAPA 2 - ANÁLISE DE DADOS

Avaliação dos dados coletados na etapa anterior.

 

O que fazemos:

  • Analisamos os dados.

  • Detectamos os problemas.

  • Decidimos as ferramentas. 

 

ETAPA 3 - PLANEJAMENTO

Desenho das soluções.

 

O que fazemos:

  • Criamos cronograma.

  • Criamos a lista de prioridades.

  • Desenhamos as soluções (formulários, controles, relatórios, aquisição de sistemas, etc…)

ETAPA 4 - IMPLANTAÇÃO

Colocar em funcionamento o que foi planejado.

 

O que fazemos:

  • Acompanhamos;

  • Orientamos;

  • Treinamos;

  • Reavaliamos; Orientamos;