CONSULTORIA FINANCEIRA
COMO É REALIZADA UMA CONSULTORIA
Uma consultoria empresarial é semelhante a um tratamento de saúde a que se submete uma pessoa que está doente. No caso da consultoria empresarial, o paciente é uma empresa que está doente. Então, tudo começa com um problema. Na Inovai, que é uma consultoria com viés financeiro forte, a maioria dos clientes nos procura por estar com problemas financeiros, dificuldades para pagar as contas e dívidas bancárias. É frequente ouvirmos o empresário nos fazer a clássica pergunta: Para onde está indo o meu dinheiro?
O tratamento também se assemelha a um procedimento médico. Temos as etapas de diagnóstico, tratamento e alta. O diagnóstico consiste em descobrir as doenças através das análises dos relatórios (semelhante aos exames médicos). O diagnóstico permite identificar os problemas e selecionar os tratamentos adequados. Para cada doença há um tratamento específico. O consultor acompanha a empresa, através de visitas semanais, até ter a certeza de que ela pode receber alta.
Há três situações em que a consultoria financeira é chamada. Na situação I, a empresa tem rentabilidade negativa e dificuldades de pagar suas contas. Na situação II, a empresa não está tendo prejuízo, mas também não está sobrando dinheiro. Na III, a empresa está bem, mas deseja crescer. Os três casos apresentam seus desafios e são igualmente complexos.
ETAPAS DE UMA CONSULTORIA
ETAPA 1 - COLETA DE DADOS
Obtenção de dados para análise.
O que fazemos:
-
Conversamos (presencial, WhatsApp, e-mail, etc…)
-
Acompanhamos (passamos um período ao lado observando..).
-
Coletamos (planilhas, relatórios, controles manuais, etc…)
-
Criamos novos controles de coleta (vendas, financeiros, etc…)
ETAPA 2 - ANÁLISE DE DADOS
Avaliação dos dados coletados na etapa anterior.
O que fazemos:
-
Analisamos os dados.
-
Detectamos os problemas.
-
Decidimos as ferramentas.
ETAPA 3 - PLANEJAMENTO
Desenho das soluções.
O que fazemos:
-
Criamos cronograma.
-
Criamos a lista de prioridades.
-
Desenhamos as soluções (formulários, controles, relatórios, aquisição de sistemas, etc…)
ETAPA 4 - IMPLANTAÇÃO
Colocar em funcionamento o que foi planejado.
O que fazemos:
-
Acompanhamos;
-
Orientamos;
-
Treinamos;
-
Reavaliamos; Orientamos;