Buscar
  • Astênio Araújo

Os Axiomas da Energia #7

AXIOMA #7 – QUANTO MAIS SIMPLES, MENOS ENERGIA É GASTA.

"A simplicidade é a extrema sofisticação." (Leonardo da Vinci..

Mas, por favor, fale devagar, pois tenho dificuldade em entender as coisas rapidamente." (Albert Einstein dirigindo-se ao físico Banesh Hoffman.)

"Todas as grandes coisas são simples, e muitas podem ser expressas em uma única palavra: liberdade, justiça, honra, responsabilidade, compaixõ, esperança"

(Winston Churchill.)

Albert Einstein mudou-se para os Estados Unidos em 1933, fugindo da perseguição nazista aos judeus na Alemanha, que se acentuou após a ascensão de Hitler ao poder. Na América, ele residiu na cidade de Princeton, onde era professor da universidade local. Junto com Einstein, vários outros cientistas também foram para a América, fungindo da opressão dos estados totalitários que começavam a se formar.

Nos Estados Unidos, os cientistas constumavam se encontrar regularmente para discutir política, atualidades, esportes e ciências. Em um destes encontros, um cientista amigo trouxe-lhe uma um pilha de papéis, cheios de fórmulas matemáticas e , mostrando-lhe, disse-lhe:

Albert, lembra daquele fenômeno natural que eu estava estudando? Eis que finalmente consegui decifrar a fórmula.

Einstein fitou aquele monte de papéis e soltou um seco: “está errado!”.

Obviamente que o amigo ficou indignado com aquela resposta. Logo ele que tinha passado noites e noites acordado decifrando o dito processo natural, teve que escutar um tão desapaixonado “está errado!”.

Ante protestos veementes, e quando o clima já começava a esquentar, Einstein explicou: Se você está dizendo que este emaranhado de fórmulas representa um fenômeno natural, então você está errado!. Na natureza, todas as fórmulas são simples. São assim tipo “E=MC2”. Uma linhazinha só. Se você tem uma fórmula complexa, então ela não representa um fenômeno natural.

Me pondo a pensar sobre esta passagem da vida do grande cientista, cheguei a conclusão de que as coisas são mesmo muito simples. Os planetas, por exemplo, giram ao redor do sol e se mantem em equilíbrio graças à força da gravidade, que é muito básica: os corpos se atraem tanto quanto maior forem os seus tamanhos e quanto menor for a distância entre eles. E é esta fórmula que rege todos os corpos do universo, fazendo surgir as galáxias e os buracos negros. É ela também que faz o sol “queimar”, pois sua altíssima gravidade dispara o processo de fusão do hidrogênio transformando-o em hélio e gerando a luz que nos aquece durante o dia.

É atribuida ao Samuel Klein, fundador das Casas Bahia uma famosa frase. Quando indagado sobre o segredo do seu sucesso, ele declarou: “Eu compro por cem e vendo por duzentos”. Esta frase é fantástica, tal a simplicidade e poder. Comprar por cem significa: gastar muita energia para comprar bem. Vender por duzentos significa: gastar pouca energia para vender bem (exatamente pelo fato de ter comprado bem anteriormente). Simples e expetacular.

No seu livro “Idéias que colam”, Chip Heath e Dan Heath contam que o Herb Kelleher [veterano CEO da Southwest] disse certa vez: “Posso ensiná-los o segredo para comandar esta companhia aérea em trinta segundos: Somos a companhia aérea com tarifas MAIS baratas. Ao compreender este fato, você poderá tomar qualquer decisão sobre o futuro da empresa tão bem quanto eu.”

Ele disse: “Vejamos um exemplo. Tracy, da área de marketing, vem procurá-lo. Ela diz que suas pesquisas indicam que os passageiros gostariam que fossem incluídas entradas leves no vôo de Houston para Las Vegas. No momento servimos amendoim. Ela acredita que uma boa salada da Ceasar com frango seria uma boa pedida. O que você acha?”

A princípio a pessoa não sabia o que dizer. Então Kelleher respondeu: “Você diz, ‘Tracy, o acréscimo dessa salada salada Ceasar com frango nos transformará na companhia aérea com tarifas MAIS baratas, no trecho Houston-Las Vegas? Pois, se isso não contribuir para os tornar a companhia aérea com tarifas MAIS baratas, não serviremos essa maldita salada com frango.´”

A intenção do comando de Kelleher é “Somos a companhia aérea com tarifas MAIS baratas”. É uma ideia simples, mas útil o suficiente para orientar as ações dos empregados da Southwest por mais de trinta anos.

O poder do simples pode ser atestado continuamente. Recentemente vimos a Apple lançar o Ipod, um pequeno aparelho para armazenar e tocar músicas (e agora executar vídeos). Sem querer entrar em uma análise mais detalhada, ainda mais sobre um aparelho tão alardeado e pesquisado, tenho pelo algo a acrescentar. Se você olhar a parte da frente do aparelho vai ver que você “faz tudo” nele usando um único botão em forma de círculo, que contém apenas quatro opções (menú, retroceder, avançar e tocar).

Todas as soluções simples gastam pouca energia para operar. As ideias complexas tendem a gastar muita energia para continuar funcionando e invariavelmente terminam sendo abandonadas. As coisas simples se auto sustentam.

Todas as grandes invenções da humanidade são baseadas em fórmulas simples. Um motor de carro, por exemplo, pode ser resumido como: você injeta combustível em um cilindro fechado e põe fogo... ai ele explode, gerando movimento. Até mesmo um computador não passa de um conjunto de coisas simples realizando tarefas complexas.

Quando temos algum problema na empresa, convoco a equipe e peço ajuda. Ponho a turma para pensar. Quando finalmente um deles me traz uma ideia, analiso se ela é simples. Se puder ser explicada em uma pequena frase, fico feliz pois tenho certeza de que a solução está perto; caso contrário, oriento-o a dar meia volta e pensar mais um pouco.


0 visualização

CLIQUE AQUI PARA NOS MANDAR UMA MENSAGEM

Inovai Consultoria Empresarial Ltda.

(84) 3211-3414 

WhatsApp: (84) 99921-9899

Rua Ipanguaçu, 1123,Tirol 

Natal/RN - Brazil

CEP 12345-678

e-mail: astenio.araujo@inovai.com.br

Instagram: @inovaiconsultoria

WhatsApp: +55 84 99921 9899

© Inovai Consultoria Empresarial Ltda.