- Astênio Araújo
Os Axiomas da Energia #4
AXIOMA # 04 – ALTO DESEMPENHO = PAIXÃO + TALENTO
“Um objetivo na vida é a única fortuna que vale a pena ser encontrada; e não é para ser descoberta em terras estrangeiras; mas no próprio coração..” (Robert Louis Stevenson).
“Eficiência é fazer as coisas da maneira certa. E eficácia é fazer as coisas certas. Ambas são importantes; não sacrifique a eficácia por causa da eficiência.” (Daniel Grippo no seu livro “Terapia do Trabalho”)
“A maior recompensa do nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nos transforma.” (John Ruskin).

De modo geral, tanto os critérios usados nos axiomas 2 e 3 implicam em um uso mais eficiente da energia humana na execução de tarefas. Quanto maior a habilidade ou prazer, menor será a energia gasta para agir e produzir resultados.
Para obter alto desempenho precisaremos, entretanto, combinar as duas classificações através da unificação das duas tabelas. Temos, assim, nas intercessões, as áreas com os seus respectivos desempenhos.
HABILIDADE x AFINIDADE

Na primeira área, em preto, estão os “faixas pretas” que são as pessoas de afinidade +3 e habilidade +3, que possuem atuação de altíssimo desempenho. São os mestres das profissões. Estas pessoas ocupam o topo da sua área de trabalho e são escassas.
Na área verde, temos as pessoas de alto desempenho. São muito produtivas e inteligentes. Elas são a combinação de muita habilidade com prazer pelo que fazem.
Na área amarela, estão as pessoas de desempenho médio. Esta faixa é ocupada por 50 % da população. As pessoas desta faixa recebem salários modestos.
A faixa vermelha destaca os de baixo desempenho. São pessoas que duram pouco nos empregos, e com freqüência são demitidas. A ocupação desta faixa pode significar que estas pessoas não conseguiram descobrir as suas verdadeiras vocações, pois há sempre algo que sabemos fazer melhor do que a maioria das pessoas.
Para a avaliação de nossa carreira profissional, quanto mais próximo estivermos da faixa {+3, +3}, mais realizados nos sentiremos. Quanto mais longe da faixa vermelha, menos estresse.
Obviamente, não poderemos nos furtar de termos que fazer coisas da faixa vermelha. Nem sempre podemos escolher o que fazer e em algumas circunstâncias somos mesmos obrigados a encarar situações onde temos poucas habilidades. Nestes casos recomendo que peçamos ajuda. Tem sempre aquele amigo que sabe lidar muito bem com algumas situações específicas.
No trabalho, a minha recomendação é: delegue estas tarefas para pessoas mais aptas a fazê-las ou contrate uma empresa especializada. Se não tiver jeito, paciência, ponha a “faca nos dentes” e mãos a obra.
Com habilidade, poderemos nossas transformar nossas atividades em algo bastante agradável e produtivo. Basta re-arrumar as tarefas e mudar alguns ”jogadores” de posição.