Buscar
  • Astênio Araújo

Os Axiomas da Energia #4


AXIOMA # 04 – ALTO DESEMPENHO = PAIXÃO + TALENTO

“Um objetivo na vida é a única fortuna que vale a pena ser encontrada; e não é para ser descoberta em terras estrangeiras; mas no próprio coração..” (Robert Louis Stevenson).

“Eficiência é fazer as coisas da maneira certa. E eficácia é fazer as coisas certas. Ambas são importantes; não sacrifique a eficácia por causa da eficiência.” (Daniel Grippo no seu livro “Terapia do Trabalho”)

“A maior recompensa do nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nos transforma.” (John Ruskin).



De modo geral, tanto os critérios usados nos axiomas 2 e 3 implicam em um uso mais eficiente da energia humana na execução de tarefas. Quanto maior a habilidade ou prazer, menor será a energia gasta para agir e produzir resultados.

Para obter alto desempenho precisaremos, entretanto, combinar as duas classificações através da unificação das duas tabelas. Temos, assim, nas intercessões, as áreas com os seus respectivos desempenhos.

HABILIDADE x AFINIDADE


Na primeira área, em preto, estão os “faixas pretas” que são as pessoas de afinidade +3 e habilidade +3, que possuem atuação de altíssimo desempenho. São os mestres das profissões. Estas pessoas ocupam o topo da sua área de trabalho e são escassas.

Na área verde, temos as pessoas de alto desempenho. São muito produtivas e inteligentes. Elas são a combinação de muita habilidade com prazer pelo que fazem.

Na área amarela, estão as pessoas de desempenho médio. Esta faixa é ocupada por 50 % da população. As pessoas desta faixa recebem salários modestos.

A faixa vermelha destaca os de baixo desempenho. São pessoas que duram pouco nos empregos, e com freqüência são demitidas. A ocupação desta faixa pode significar que estas pessoas não conseguiram descobrir as suas verdadeiras vocações, pois há sempre algo que sabemos fazer melhor do que a maioria das pessoas.

Para a avaliação de nossa carreira profissional, quanto mais próximo estivermos da faixa {+3, +3}, mais realizados nos sentiremos. Quanto mais longe da faixa vermelha, menos estresse.

Obviamente, não poderemos nos furtar de termos que fazer coisas da faixa vermelha. Nem sempre podemos escolher o que fazer e em algumas circunstâncias somos mesmos obrigados a encarar situações onde temos poucas habilidades. Nestes casos recomendo que peçamos ajuda. Tem sempre aquele amigo que sabe lidar muito bem com algumas situações específicas.

No trabalho, a minha recomendação é: delegue estas tarefas para pessoas mais aptas a fazê-las ou contrate uma empresa especializada. Se não tiver jeito, paciência, ponha a “faca nos dentes” e mãos a obra.

Com habilidade, poderemos nossas transformar nossas atividades em algo bastante agradável e produtivo. Basta re-arrumar as tarefas e mudar alguns ”jogadores” de posição.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

LEMBRA-TE DE QUE ÉS MORTAL.

“Os romanos da Antiguidade tinham um hábito muito importante: todas as vezes que um general, um líder importante, voltava de uma dura batalha com uma retumbante vitória, ele entrava na cidade de Roma

PROPAROXÍTONAS

PROPAROXÍTONAS (Eduardo Affonso) Há dois tipos de palavras: as proparoxítonas e o resto. As proparoxítonas são o ápice da cadeia alimentar do léxico. Estão para as outras palavras assim como os mamífe

CLIQUE AQUI PARA NOS MANDAR UMA MENSAGEM

Inovai Consultoria Empresarial Ltda.

(84) 3211-3414 

WhatsApp: (84) 99921-9899

Rua Ipanguaçu, 1123,Tirol 

Natal/RN - Brazil

CEP 12345-678

e-mail: astenio.araujo@inovai.com.br

Instagram: @inovaiconsultoria

WhatsApp: +55 84 99921 9899

© Inovai Consultoria Empresarial Ltda.