Buscar
  • Astênio Araújo

OS 10 MANDAMENTOS DA GESTÃO EFICAZ por ASTÊNIO ARAÚJO

Atualizado: 13 de Abr de 2020

INTRODUÇÃO À GESTÃO EFICAZ (ASTÊNIO ARAÚJO)

A GESTÃO EFICAZ.

Entenda por que cada vez mais empresas entram em dificuldades apesar das altas quantidades de horas extras e trabalhos exaustivos. Entenda o conceito de estratégia e gestão. Diferencie gestão de gestão eficaz. Entenda os mecanismos do lucro.

MANDAMENTO 1

NÃO ACOMODAR-TE-ÁS…

Não se acomode, parando de mover. Entenda que o mundo está em constante mudança e se faz necessário reagir adaptando-se a estas mudanças. Evite o isolamento. Adote o aprendizado em loop fechado para manter-se antenado com o que está acontecendo no mercado. Mova-se de forma proativa de modo a se manter sempre à frente de seus concorrentes.

MANDAMENTO 2

NÃO CONVERGIRÁS...

Compreenda o conceito da convergência e divergência. Entenda por que empresas que convergem entram em dificuldades. Aprenda como a natureza faz para evoluir através da divergência. Entenda como as empresas imitam a natureza para também evoluir. Veja através de exemplo prático caso de erros clássicos da convergência através da diversificação, mistura de negócios e compartilhamento de setores e marcas.

MANDAMENTO 3

NÃO DEFINIRÁS OBJETIVOS CONFUSOS

Defina objetivos claros e fáceis de serem entendidos e retidos. Use substantivos concretos para definir objetivos. Faça com que a estratégia seja conhecida por toda a organização e não somente pela alta a administração. Defina de forma sucinta os objetivos da organização. Implante a simplicidade. Use a declaração direta como o The Best. Implante a meritocracia.

MANDAMENTO 4

NÃO DECIDIRÁS POR INTUIÇÃO

Baseie suas decisões em processos matemáticos ao invés de confiar na intuição. Compreenda os principais tipos de erros intuitivos e aprenda a evita-los. Aprenda a utilizar as principais ferramentas de simulação existentes. Adquira novos hábitos: calcular antes de agir e simular antes de investir. Implante a cultura de calcular na sua empresa.

MANDAMENTO 5

NÃO DESPREZARÁS OS DETALHES

Conheça a Teoria da Janelas Quebradas. Entenda por que os pequenos detalhes são tão importantes e conheça a gravidade de ignora-los. Aprenda a não tolerar os pequenos delitos. Implante hábitos de limpeza, organização e respeito às regras.

MANDAMENTO 6

NÃO BUROCRATIZARÁS OU CENTRALIZARÁS...

Evite a criação de quebra-molas gerenciais. Combata a burocracia. Evite o surgimento de centralizadores. Implante o conceito de regras não negociáveis claras para destravar o funcionamento. Dê autonomia para prover produtividade e reduzir o tempo das operações. Crie equipes mais motivadas e de alto desempenho. Implante um ambiente feliz, ágil e com maior qualidade.

MANDAMENTO 7

NÃO INCHARÁS...

Trabalhe com estruturas enxutas. Dimensione adequadamente as equipes. Corte custos. Evite desperdícios. Mantenha o foco para fora (cliente). Entenda o conceito de entropia e aprenda a evita-la. Fique atento aos contratos e aos custos fixos. Terceirize o que pode ser feito melhor fora. Simplifique.

MANDAMENTO 8

NÃO QUEIMARÁS MARGEM...

Gerencie adequadamente os preços para evitar que a redução da margens inviabilize o negócio. Criei regras de precificação que garantam a rentabilidade. Controle ostensivamente os descontos. Promova auditorias periódicas nos preços para evitar defasagens. Elimine os itens que não conseguem gerar margem ou não possui giro viável.

MANDAMENTO 9

NÃO DEIXARÁS DE INOVAR CONTINUAMENTE...

Mantenha-se na ponta de seu segmento através da adoção de equipamentos e metodologias modernas. Mantenha equipes treinadas e preparadas para a competição acirrada dos mercados atuais. Promova o ciclo continuo da inovação.

MANDAMENTO 10

MONITORARÁS OSTENSIVAMENTE...

Evite conduzir a sua empresa em voo cego através da adoção do monitoramento ostensivo dos sinais vitais. Implante o departamento de planejamento e controle. Tome decisões baseadas em informações recentes. Trabalhe antecipando-se aos problemas.

CONCLUSÃO.

Implante os conceitos dos 10 mandamentos e perceba as melhorias em sua empresa, principalmente no que se refere ao lucro. Promova a aplicação de uma gestão eficaz como forma de conquistar e manter melhores posições no mercado. Transforme a sua empresa em líder do segmento.


Para saber mais CONTRATE o TREINAMENTO/PALESTRA de GESTÃO EFICAZ pelo e-mail: contato@inovai.com.br

Visite o nosso site e conheça nossos produtos clicando em: www.inovai.com.br




15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

LEMBRA-TE DE QUE ÉS MORTAL.

“Os romanos da Antiguidade tinham um hábito muito importante: todas as vezes que um general, um líder importante, voltava de uma dura batalha com uma retumbante vitória, ele entrava na cidade de Roma

PROPAROXÍTONAS

PROPAROXÍTONAS (Eduardo Affonso) Há dois tipos de palavras: as proparoxítonas e o resto. As proparoxítonas são o ápice da cadeia alimentar do léxico. Estão para as outras palavras assim como os mamífe

CLIQUE AQUI PARA NOS MANDAR UMA MENSAGEM

Inovai Consultoria Empresarial Ltda.

(84) 3211-3414 

WhatsApp: (84) 99921-9899

Rua Ipanguaçu, 1123,Tirol 

Natal/RN - Brazil

CEP 12345-678

e-mail: astenio.araujo@inovai.com.br

Instagram: @inovaiconsultoria

WhatsApp: +55 84 99921 9899

© Inovai Consultoria Empresarial Ltda.